1. Navegue Abaixo

31/05/2019

SESSÃO ESPECIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE BOCA

SESSÃO ESPECIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE BOCA

Na manhã desta quinta-feira (30), o Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia lotou com mais de 200 pessoas, que foram participar da Sessão Especial de Luta Contra o Câncer de Boca. Uma solicitação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), atendido pelo mandato do Dep. Jacó. Participaram do ato, profissionais da odontologia, entidades, autoridades e estudantes tanto do curso de Odontologia quanto da rede pública estadual de educação. Para o presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga, a sessão especial é o início de uma ampla mobilização para que o mês de maio seja instituído no Estado como o mês oficial de Luta Contra o Câncer de Boca. “Existe uma demanda estética muito grande hoje na odontologia, mas não podemos deixar de tratar das doenças da boca, de pautar principalmente a prevenção. A Universidade Estadual de Feira de Santana é pioneira nos estudos, diagnósticos e tratamento, assim como outras instituições de ensino, a odontologia preventiva é o melhor caminho para diminuir o número de pacientes acometidos pela doença no Estado”, pontuou Dr. Marcel.  

Na oportunidade, Dr. Marcel agradeceu ao Dep. Jacó pela iniciativa e principalmente por abraçar a pauta da odontologia na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.   

Para o Dep. Jacó, o número de incidência de câncer bucal na Bahia é alarmante. “Precisamos urgente de uma campanha estadual sobre o tema e vamos propor isso ao nosso governador, assim como precisamos ajustar o incremento do tratamento nos hospitais públicos oferecendo uma melhor qualidade de vida aos acometidos desta enfermidade”, afirmou Dep. Jacó.

A Dra. Valéria Souza Freitas, Coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana, explanou sobre os dados do Sistema Único de Saúde e a assistência das pessoas diagnosticadas com o Câncer de Boca. Segundo Dra. Valéria, “é necessário se falar mais sobre a doença, mostrar os caminhos da prevenção e principalmente obter o diagnóstico precoce para evitar mortes”. Na oportunidade ela mostrou o trabalho realizado pelo Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer Oral da Uefs.  

Comporão a mesa: Deputado Jacó (PT); Deputada Fátima Nunes (PT); Clarissa Leite Campos (Assessora técnica da Sesab); Marcel Arriaga (Presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia – CRO-BA); Evandro de Almeida Gouveia Sobrinho (Conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Bahia - Cremeb); Valeria Souza Freitas (Coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer Oral da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs); Márcio Campos - professor de Odontologia da Uefs; Alena Medrado –  Repres. o Coordenador a do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Dra. Angélica Benhrens - Presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção BA; Rosangela Rabelo - Representante da Faculdade de Odontologia da UFBA; Lorena Vieira - Presidente da Liga Acadêmica de Diagnóstico Oral da UFBA;  Benedito Silva - Ex-presidente do CRO-BA.