06/09/2017

Iº Simpósio de Odontologia Hospitalar da Bahia

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), realiza o Iº Simpósio de Odontologia Hospitalar, que será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, no Auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB).
O evento tem objetivo de reunir grandes nomes da Odontologia Hospitalar, acadêmicos e profissionais para aprofundar discussão sobre a importância da inserção do Cirurgião-Dentista no âmbito hospitalar.
O trabalho do Cirurgião-Dentista neste espaço tem como alicerces a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, com uma assistência integral e trabalho em equipe multidisciplinar, contribuindo de forma direta na redução do tempo de internação e impactando diretamente na qualidade de vida dos pacientes.
Segundo Dra. Andreia Figueiredo, Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-BA, a atuação do profissional de odontologia no ambiente hospitalar não se resume às intervenções cirúrgicas, mas amplia-se em um espectro de procedimentos que incluem o diagnostico clinico, interpretação de exames complementares, controle de infecções, acompanhamento clinico e tratamento especifico, tanto a nível ambulatorial como em regime de internação, no atendimento a pacientes com necessidades especiais, portadores de doenças sistêmicas, no pré e pós operatório, abrangendo ainda a capacitação e supervisão de equipes auxiliares para manutenção da saúde oral. Recentemente, essa atuação foi ampliada, tendo como base o Projeto de Lei 2.776/08 aprovado pela Câmara Federal dos Deputados e Senado Federal que estabelece a obrigatoriedade da inserção do Cirurgião-Dentista em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Estudos vêm demonstrando que a melhoria no quadro clínico dessa população está diretamente relacionada com essas ações, sendo que a condição de saúde bucal tanto pode alterar a evolução e a resposta ao tratamento médico como também pode ser comprometida por doenças, agravos e interações medicamentosas.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA: https://goo.gl/forms/F8UZ0u5VOdEUlGy62

Confira a programação completa!